PAX ET BONUM
PAX ET BONUM, é a saudação que encontramos pelas ruas de Assis, Paz e Bem ... Não são apenas palavras quando ditas ou cantadas pela alma que leva em si o mundo. Pelo dom da Paz, Francisco, em plena cruzada, entrou em Jerusalém com autorização do sultão, sobrinho de Saladino. De lá trouxe uma grave doença dos olhos ... Viu a guerra e a crueldade, homens que em vez de abraçar outros homens, negam o seu direito de existência ...porque são diferentes, como eram diferentes os cátaros.
Ontem foi a segunda Imersão sonora e histórica dedicada a Francisco e Clara de Assis. Nos 60 minutos iniciais falei sobre o tempo daquele tempo, sobre as circunstâncias que moldaram uma Europa em intensa transformação, uma Europa que viu nascer Francisco e Clara e António, uma Europa que reabriu estradas abandonadas para mover peregrinos, mercadores e cavaleiros ... É o tempo das cruzadas e de tremendos traumas coletivos, o tempo das beguinas e dos trovadores, dos templários ... e de Portugal a nascer.
Quando António parte para Marrocos, num Portugal que nem sabe ainda bem se o é, mal sabia ele que seria o primeiro professor a ensinar em Bolonha com o coração de Francisco nas palavras, o nosso Santo António, o de Pádua, o do mundo ...
Do desejo da fraterna liberdade nasce uma revolução, essa que dá origem à primeira Regra escrita por uma mulher. Clara morre dois dias após a sua Regra ser aprovada em Agosto de 1253. Não cedeu perante a autoridade que a queria enclausurar e tirar a respiração a um projeto universal, não cedeu pois tinha em si a força dum abraço, o da liberdade, o de Francisco. Cerca de 20 anos depois nasce Isabel de Aragão que lhe segue os princípios ... E uma revolução acontece em Portugal com essa Rainha que é também Clarissa, uma obra dedicada à saúde em comunidade, às crianças, mulheres marginalizadas e todos aqueles que são rejeitados.
Possa o espírito da fraterna liberdade povoar os nossos corações, pois estradas que foram reabertas há mil anos atrás não têm como ser fechadas.
A força da espiral dos tempos é movida pelo Amor, é mais forte que qualquer ideia, moda ou delírio. A perfeita Caridade, a Lucidez, a Esperança são Caminho Aberto através dos tempos.

